sábado, 23 de junho de 2012

))O((EcoLua))O((


Lugares Mágicos


Delfos

Era o mais importante centro religioso da Grécia antiga. Entre os séculos 8 a.C. e 2 a.C., ele foi muito procurado por pessoas que recebiam previsões sobre o futuro, conselhos e orientações. A cidade de Delfos era a sede do principal templo grego, dedicado ao deus Apolo, e nos subterrâneos funcionava o famoso oráculo. Na antiga Grécia, o local pertencia originariamente a Gaia e era guardado por sua filha, a serpente Píton. O deus Apolo, associado ao dom da profecia, teria assumido o controle do lugar após matar a serpente, que caiu numa fenda do solo e entrado em decomposição, passando a emitir vapores intoxicantes. Os gregos acreditavam que quando uma sacerdotisa - uma mulher de vida correta e limpa escolhida entre as camponesas - inspirava tais gases, ela tinha seu espírito possuído por Apolo, que fazia as profecias por meio dela. “A forma mais conhecida de consulta era fazer uma pergunta à sacerdotisa, conhecida como pítia”.
“Numa espécie de transe mediúnico, ela pronunciava as respostas em versos semelhantes aos usados nos poemas de Odisseia, de Homero”, diz dos. O centro religioso era consultado por cidadãos comuns e também por líderes políticos, que usavam as profecias para orientar seus governos. Após o Império Romano tomar Delfos, no século 2 a.C., o local sofreu diversas pilhagens e a posterior expansão do cristianismo também contribuiu para a sua decadência. O templo pagão foi fechado definitivamente por um decreto do imperador Teodósio no final do século 4. Algumas questões sobre Delfos, intrigariam cientistas muitos séculos depois. Na década passada, geólogos, químicos e arqueólogos trabalharam na região e concluíram que realmente gases estranhos podiam emanar do Templo de Apolo

.
Como aconteciam as previsões?

 Ao chegar à cidade grega de Delfos, o visitante se registrava e pagava uma taxa. Quando se aproximava o momento da sua consulta, ele se purificava numa fonte de água e seguia pelo caminho sagrado. Este caminho o levava até o Templo de Apolo, onde ficava o famoso oráculo. Ali uma sacerdotisa fazia previsões auxiliada por vários sacerdotes
Ao longo do caminho sagrado, que seguia por um terreno acidentado e íngreme, havia estátuas, relicários com tesouros sagrados e outros edifícios dedicados a Apolo. Tais monumentos eram construídos por cidades-estados, como Tebas e Atenas, ou por cidadãos ricos, como agradecimento às previsões e conselhos do oráculo
 Antes de entrar no Templo de Apolo, os peregrinos sacrificavam uma ovelha ou uma cabra, que tinha suas entranhas examinadas por sacerdotes à procura de sinais proféticos. Em seguida, os visitantes entravam um de cada vez no templo - que era rodeado por colunas e hoje está em ruínas. Lá, apresentavam as consultas à sacerdotisa.
Antes de cada sessão, a profetisa descia até uma câmara subterrânea sob o templo, onde inalava vapores "sagrados", que induziam suas profecias. Alguns historiadores acreditam que as respostas eram interpretadas e passadas aos peregrinos pelos sacerdotes. Outros dizem que a própria profetisa falava com o visitante, usando palavras enigmáticas.
Duas falhas geológicas atravessam Delfos. Estudos feitos em 1996 mostraram que o subsolo do local é formado por pedra calcária betuminosa, que pode emitir etileno, um gás capaz de produzir alucinações. Isso explicaria os "vapores sagrados", que subiriam por fendas no terreno, pois as falhas geológicas se cruzam bem abaixo do Templo de Apolo.
Uma das falhas geológicas está alinhada com uma série de fontes de água , algumas hoje secas, sendo que uma das nascentes fica diretamente abaixo do templo. Quando a água quente, vinda das profundezas da Terra, passava pela camada de pedra calcária betuminosa, criava condições para a liberação dos vapores de etileno Ao lado do Templo de Apolo havia um teatro, construído no século 4 a.C., que podia acomodar cerca de 5 mil pessoas. Ali eram apresentados espetáculos musicais, peças e sessões de leitura de poesia durante os festivais religiosos realizados em Delfos. O teatro oferecia aos espectadores uma vista majestosa do Templo de Apolo

☼Kamila☼

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Morgaine Le Fay


Morgaine Le Fay ou Morgana Le Fay, é conhecida principalmente na Grã-Bretanha como Morgana das Fadas e aparece nas histórias do Rei Artur. O nome Morgaine tem origem celta e significa mulher que veio do mar. Pode ser escrito Morgaine ou Morgan. Morgaine também é muito conhecida na Itália por um fenómeno chamado Fata Morgana, traduzindo Fada Morgana. As lendas baseadas nos contos do Rei Arthur dizem que Morgaine foi uma sacerdotisa da Ilha de Avalon, na Bretanha. Outras versões, dizem que ela era meia-irmã de Arthur, uma feiticeira maligna que queria de todas as formas possuir a sua poderosa espada Excalibur. É filha de Igraine e Gorlois, Duque da Cornualha.
As Brumas de Avalon conta a historia de Morgana de forma simples e fascinante
As Brumas de Avalon,
uma ótima dica!
Morgaine é treinada por a sua tia Viviane na Ilha de Avalon para se tornar a Senhora do Lago ou como também é chamada Dama do Lago ou Senhora de Avalon. Morgaine teve um filho de Arthur depois de um ritual sagrado (Beltane). A criança chamava-se Gwydion, que após ir para a corte de Arthur passa a se chamar Mordred. Mais tarde ele se tornaria um dos inimigos de Arthur. Mordred depois de ter ferido o seu próprio pai numa luta para tomar-lhe o trono, acaba morto.
Morgaine vendo seu irmão morrer e escutando o seu pedido leva-o para Avalon, onde o tempo passa de forma diferente do mundo humano. Arthur então lança a Excalibur no lago e morre.  Depois a Ilha de Avalon desliga-se quase por completo do mundo. E a Bretanha cai numa era negra nas mãos dos saxões.

E para quem prefere ler, aqui vai alguns links das obras de Marion Zimmer Bradley. 









quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tempo de Yule(Alban Arthan)




Na noite mais longa do ano, sentimos a neve em nossos ombros e sentimentos de escuridão sendo levados pelo sol que está mais próximo de nossa Terra, a escuridão ameaça ir embora enquanto a Deusa dá a luz seu novo filho.Sentimos o cheiro de louro deitado no altar e incenso de alecrim acalentando nossos corações, no silêncio do ambiente, o caldeirão é aceso, chamamos o Deus, o deus da esperança, dos animais, a criança prometida.As folhas verdes dos pinheiros simbolizam a continuação da vida, e pedimos aos deuses que cuidem de nossa casa, mãe terra, dos animais que tanto precisam de nós e da ajuda deles, e que livrem nosso coração de sentimentos antigos e desgastantes, e que se renove a esperança nesse dia alegre e de introspecção, que sempre diante das dificuldades, busquemos nossa luz interior!


Blessed be!  Feliz encontro! Feliz yule


))O((Edmur))O((



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Entrevista com Aline Pandora!

Foi um grande prazer entrevistar essa pessoa especial que fala com muito amor sobre nossa arte!

Agradecimentos de Edmur e Camila,Botucatu Sp

Confiram a entrevista abaixo:


















A Deusa gaia (géia,gea ou gê)



Foi uma das primeiras representações divinas criadas pelos seres humanos, na mitologia clássica,personificava a origem do mundo,o triunfo e ordenamento do cosmo frente ao caos.A propiciadora dos sonhos, a protetora da fecundidade e dos jovens.Gaia foi também a profetiza original do centro de adivinhação da Grécia antiga:o oráculo do Delfos.Gaia é a energia da própria vida, seu poder é encontrado na água e na pedra,nas cavernas, nos animais e nos pássaros, nas serpentes e nos peixes, nas montanhas e nas árvores.Reconhecer essa Deusa da natureza como nossa mãe terra,ajuda a expandir nosso respeito ao meio ambiente e nossa busca ao equilíbrio entre as energias femininas e masculinas,para que em lugar de competir, trabalhemos juntos,para o bem individual e coletivo.
A teoria de Gaia, sustenta que o planeta é um ser vivo, que a biosfera do planeta é capaz de gerar,manter e regular as suas próprias condições de meio-ambiente.Gaia faz parte do planeta terra, um superorganismo capaz de se autorregular,uma entidade viva fazendo uso pleno dos seus direitos, com capacidade de realizar ajustes e até mesmo aperfeiçoar as condições necessárias para manter a vida na terra. 




)O(Edmur)O(

Receitinhas de Bruxa


Xarope de Cenoura para a toce


A Cenoura (Daucus carota) foi conhecida e apreciada pelos gregos e romanos,
essa hortaliça possui muitas propriedades medicinais e é rica em vitamina A, que age como antioxidante, além de melhorar a aparência da pele, dos cabelos e mucosas. A cenoura também possui quantidades significativas de sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, assim como vitaminas do complexo B. Devido a essas substâncias, a cenoura é tida como antisséptica, antibacteriana, cicatrizante, diurética e aperiente.
A cenoura é muito utilizada no tratamento de problemas pulmonares e respiratórios, e também na eliminação de secreções. Como a hortaliça  possui função expectorante, ela é eficiente no tratamento da tosse. O xarope de cenoura pode ser utilizado por crianças e adultos, em casos de tosse com catarro.


Você vai precisar de:
  • 4 cenouras grandes
  • 1 xícara (chá) de mel
Modo de Preparo:

Bata as cenouras no liquidificador com um pouco de água até virar uma pasta. Depois use um pano limpo para coar o sumo da cenoura. Aperte bem o pano para conseguir uma boa quantidade de sumo. Em seguida, misture esse sumo com o mel e leve ao fogo. Deixe ferver até que a mistura fique grossa, semelhante a um xarope.

Consumo

As crianças devem tomar 1 colher sopa) do xarope 3 vezes ao dia.
Os adultos... 2 colheres (sopa) também 3 vezes ao dia.

☼Kamila☼

Um pouquinho dos Deuses...


Nyx 

A deusa grega Nix é a personificação da noite e também a patrona das feiticeiras e bruxas, é a deusa dos segredos e mistérios noturnos. É a rainha dos astros da noite e era cultuada por bruxas e feiticeiras, que acreditavam que ela dava fertilidade a terra para que a mesma lhe desse ervas encantadas. Acreditava-se também que Nix tinha total controle sobre vida e morte, tanto de homens como de Deuses. 
Nix aparece ora como uma Deusa benéfica que representa a beleza da noite e ora como cruel deidade Tartárea, que roga maldições e castiga com terror noturno. Nix é também a Deusa da Morte, a primeira rainha do mundo das Trevas. Nix tinha dons proféticos, e foi ela quem criou a arma que Gaia entregou a Cronos para destronar Urano. Nix conhecia o segredo da imortalidade dos Deuses podendo tirá-la e transformar um Deus em mortal, como ela fez com Cronos, após este ser destronado por Zeus.

☼Kamila☼

Empresa lança caneta Biodegradavel


De acordo com a fabricante, a caneta EkoBio pode ser descartada no meio ambiente sem deixar resíduos tóxicos. Feita com um plástico especial, obtido pela fermentação do amido de milho, ela pode ser reciclada ou incinerada para gerar energia.
Se o dono optar por biodegradar o objeto, a indicação é deixá-lo exposto à umidade ou sol. Para acelerar o processo, basta enterrar a caneta (o que pode ser feito até em composteiras comuns), que deve virar adubo em até seis meses.
De acordo com a empresa, a única parte da caneta que não é biodegradável é a carga, que deve ser retirada e descartada junto com o material reciclável da casa.
Segundo o grupo, a EkoBio pode reduzir em até 60% a emissão de CO2 e em 30% o consumo de energia elétrica durante a fabricação, além de ser feita no Brasil, o que diminui custos de produção e reposição de peças.
Depois de lançar a EkoBio, o grupo apresentou ao mercado duas novas canetas, a ExataBio, um modelo automático com design italiano, e a PetitBio é uma mini caneta com cordão em algodão. Ambas foram desenvolvidas com os mesmos conceitos da Caneta EkoBio e vão ser fabricadas com a mesma matéria prima de fonte renovável. A empresa também estuda como expandir a linha biodegradável para outros produtos, como réguas e estojos.
Além de ser vendida em papelarias, a caneta também vem sendo usada como material promocional de outras empresas. Agora, o grupo busca parceiros que queiram aplicar a tecnologia na fabricação de sacolas biodegradavéis.

Noticia retirada do site: www.ecodesenvolvimento.org.br
☼Kamila☼


domingo, 17 de junho de 2012

Paganismo e Ecologia


A Consciência Ecológica

 Sendo o paganismo uma religião da natureza, não é de espantar o interesse pelas questões ambientais. Seja este interesse manifestado de forma pública, através da colaboração com movimentos ecologistas e da participação em manifestações de defesa das espécies ou do meio ambiente, ou em privado, tomando forma de ritual mágico. Nós pagãos sabemos que quanto mais estivermos sintonizados com o ambiente em que vivemos e trabalhamos, mais significativa se tornará a nossa religião, mais efetivo será o nosso trabalho psíquico, e maior será nossa contribuição para o bem-estar e saúde da Terra.
Este envolvimento com a natureza ultrapassa os problemas ecológicos, elevando o assunto para o nível em que a preservação da natureza não se trate apenas de um interesse material na vida humana, mas também uma dimensão sagrada, podendo sacrificar alguns interesses e benefícios humanos para obter resultados.
Diversas pessoas dizem que chegaram ao paganismo através do seu interesse por questões ecológicas ou através do seu envolvimento com a natureza e dia-a-dia. O Paganismo interpreta com maior profundidade estas questões ecológicas, uma vez que consideramos a natureza e qualquer dos seus elementos, tão sagrados quanto os Deuses
O respeito pela natureza é um valor fundamental no Paganismo. Esta visão distancia-se de uma visão bíblica, na qual, ordenando Deus ao Homem que domine toda a terra e todas as criaturas viventes, podendo assim justificar indiretamente a depredação que esse mesmo Homem tem feito dos recursos naturais.
Os Pagãos, no entanto tem uma visão mais apaixonada e irreal dos problemas do ambiente. São cidadãos urbanos ou rurais, completamente conscientes dos problemas que assolam o mundo de hoje, que têm pela vida e pela humanidade um apreço tão grande como pelo restante da natureza.

☼Kamila☼