quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dica de Livro: A Colina Das Bruxas - Marion Zimmer Bradley


Sara Latimer, uma jovem de vinte e poucos anos, perde toda a sua família de forma súbita e trágica. Quase simultaneamente descobre que herdou uma antiga casa na Nova Inglaterra, onde decide recomeçar a sua vida. Mas a casa é apenas a parte visível da sua herança, pois as tradições familiares incluem outras facetas bem mais misteriosas. Dividida entre a modernidade e a tradição da família, entre o jovem médico local por quem se apaixona e os mistérios da sua falecida tia-avó, a última habitante da casa Latimer, Sara viaja no tempo e no espaço, confrontada com a sua identidade e os seus múltiplos passados. A jovem transforma.se num campo de batalha onde as forças das trevas e do amor se confrontam, lutando pela supremacia e pela conquista da sua alma. A Colina das Bruxas é uma viagem aos mitos do mundo rural americano, com o seu passado puritano, lendas de bruxas, feiticeiros e o seu encontro com a modernidade. É também a exploração de temores e receios dos pdoeres ocultos.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um Pouquinho dos Deuses : Hécate


Hécate e a Deusa de inúmeros características e também a menos compreendida entre os seguidoras da Arte e outros. E contrariando o que muitos pensam, ela não reina apenas sobrea bruxaria e a morte, mas também sobre o nascimento, o renascimento e a renovação.
Ela era evocada pelos gregos para protege-los dos perigos e das maldições.
Para alguns historiadores ela era apenas um das Fúrias  que ganhou proeminência com o tempo.
Hekat, uma antiga palavra egipcia que significa "Todo o poder", e que pode ser a origem do nome Hécate, que entre os romanos era chamada de Trívia, em virtude de sua conexão com as encruzilhadas.
Outra possibilidade para o significado de seu nome esta nas relações das frases: "Ela que trabalha seu desejo" e o mais comum seria "Aquela que é distante' ou "A mais brilhante"!
Hécate foi adotada pela mitologia Olímpica após os Titãs serem derrotados, e seu culto perdurou entre os gregos até tempos tardios. Era considerada tão importante que os gregos acreditavam que o próprio Zeus lhe rendia culto e oferendas e teria-lhe concedido o direito de compartilhar com Ele o poder de conceder ou reter os desejos dos humanos e os domínios da Terra, céus e mares.
Infelizmente existiram pouquíssimos Templos dedicados a Hécate e os poucos que foram encontrados são de escassa informação ou não totalmente documentados. Muitos dos Santuários dedicados a Ela eram pequenos e não tinham grandes ou preciosos materiais.
Existem estátuas que a representam, mas são quase todas copias romanas e é difícil saber se são realmente fiéis as originais.
É a padroeira das Bruxas e em alguns lugares, cultuada por grupos exclusivos de mulheres sob a luz da Lua.
Hécate também oferece proteção contra o mal aqueles que lhe são fiéis, especificamente contra espíritos malignos e maldições.
Mas infelizmente hoje em dia, muitos daqueles que se dizem devotos dessa Grande Deusa, não passam de falsos adoradores que apenas se preocupam com a imagem. Dizem adora-la apenas por seu aspecto sombrio colocando crânios em seus altares e fazendo rituais em sua homenagem, quando nem ao menos sabem ou se quer sentiram em seu corações quem é ela de verdade.  Não somos nós que a evocamos para fazer parte de nossas vidas, é ela que escolhe quem deverá segui-la.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Faun - Unda


Unda

Unda attingit
Te et abducit
Te in profunda
Sicut es unda

Onda

A onda te atinge
E se afasta de ti
Te leva para o fundo
Tu é a onda

domingo, 5 de agosto de 2012

Receitinhas de Bruxa - Farinha de Semente de Abóbora


Farinha de Semente de Abóbora
 A semente de abóbora, na maioria das vezes jogada fora, é um alimento rico em fibras e que ajuda a regular o funcionamento do intestino. A semente também contém zinco, que reforça o sistema imunológico no combate dos problemas de saúde.
Outra substância importante encontrada na semente de abóbora é  um óleo com propriedades medicinais, capaz de evitar os problemas de próstata. Além disso, o consumo das sementes ajuda no processo de emagrecimento. E se você ainda não se convenceu dos benefícios do alimento, vale lembrar que ela melhora e muito o humor combatendo a depressão.
Uma excelente forma de se consumir o produto é fazer em casa a farinha de semente de abóbora. Veja como preparar essa receita.
Você vai precisar de:
  • Sementes de 1 abóbora
Modo de Preparo:
  1. Deixe as sementes de molho em água filtrada por algumas horas;
  2. Depois seque-as com um pano e leve ao forno por 10 minutos;
  3. Você também pode deixá-la secar ao natural por 12 horas;
  4. Feito isso, torre as sementes em uma frigideira até que fiquem douradas;
  5. Bata as sementes secas no liquidificador e depois peneire para obter um pozinho fino;
  6. Guarde a farinha em um pote com tampa.
Como Usar
Consumir 3 colheres (sopa) da farinha diariamente. Ela pode ser utilizada no preparo de bolos e biscoitos, acrescentada a frutas, sucos e vitaminas ou com água.

As línguas mortas -Ritual profundo-

Língua morta é uma língua idioma que não possui mais falantes nativos, mais que ainda possui gramática e vocabulários conhecidos e registrados em documentos escritos, o grego antigo por exemplo, é uma delas, acredita-se que ao realizar os rituais, encantamentos, orações e feitiços usando palavras mortas são extremamente eficazes.Pois estaremos chamando energias de deuses antigos, as bruxas antigas utilizavam-se dessas palavras em seus rituais e estas estão superempregadas de energias, se não reconhece-las bem, não as recite, pois com certeza terá problemas.
Alguns exemplos-Latim, hebraico, aramaico.  


Evoco o mais profundo silêncio
Em nome da palavra jamais pronunciada
Sílaba cortante
Língua morta
Ainda nem nascida
Pálida página perdida
Nunca escrita 
A mais preciosa e amaldiçoada
Chaga alada presa na garganta
Palavra-abismo
Muda sentença
Minha condenação
A eterna busca
Do que não pode ser dito...


(Gustavo Adonias)

Casa de Bruxa


A casa foi descoberta em meados de 2011 perto de um reservatório no vilarejo de Barley no Norte da Inglaterra. A construção tem uma sala fechada e, dentro de uma das paredes, foi encontrado um gato mumificado. Os historiadores afirmaram que a casa pode ter pertencido a uma mulher acusada de bruxaria que vivia na região no século 17 e acredita-se que o gato tenha sido emparedado vivo para proteger os moradores da casa de maus espíritos.
Uma companhia de fornecimento de água, a United Utilities, levou os arqueólogos para o local, um procedimento de rotina da companhia antes de começar com as obras de escavação em áreas que podem ter importância arqueológica.
A região de Lancashire teve muitos registros da presença de mulheres acusadas de bruxaria no século 17, principalmente na área de Pendle Hill, onde a casa foi encontrada.
Na época, distritos inteiros em algumas partes de Lancashire relatavam ocorrências de bruxaria, contra homens e animais, gerando uma onda de acusações injustas contra muitas pessoas.
Em 1612, 20 pessoas, entre elas 16 mulheres de várias idades, foram levadas a julgamento, a maioria delas acusada de bruxaria, em um episódio que ficou conhecido na região como o 'julgamento das bruxas de Pendle'.