sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lugares Mágicos - Centro Cerimonial de Tikal


Nas baixadas das florestas tropicais ao sul da península de Yucatán, o antigo povo Maia construiu um enorme centro cerimonial conhecido como Tikal. Uma das maiores e mais importantes cidades Maias, Tikal começou a ser habitada em aproximadamente 600 a.C., dominando depois o período clássico (300-900 d.C.) da civilização. Tikal foi um grande centro religioso, político e comercial, que sustentou uma população de quase  50.000 pessoas em seu apogeu, durante o final do período clássico (600-900 d.C.). 

A Grande Praça, vista aqui, foi o centro cerimonial de Tikal e cenário de rituais religiosos que incluíam sacrifícios humanos e sangrias, realizados pelos reis Maias. Tikal e outras cidades também Maias sofreram um colapso misterioso em aproximadamente 900 d.C., possivelmente causado pela superpopulação, doenças, guerras ou destruição dos recursos da floresta tropical. Após o abandono de Tikal, os Maias continuaram a viver nas baixadas próximas e nas regiões montanhosas ao sul.
 

Hoje, milhões de pessoas ainda falam línguas Maias em algumas partes do México e da América Central. As ruínas de Tikal fazem parte do Parque Nacional de Tikal, localizado em uma região ao norte da Guatemala, Petén. O parque é parte da Reserva da Biosfera Maia, que abrange 575 quilômetros quadrados da floresta tropical ao redor.



☼Kamila☼ 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mistérios Antigos das Plantas




Os mitos que estão por trás dos mistérios antigos de nossa arte, são muitos! Entre eles o poder das ervas.Os antigos, diziam que o meimendro negro, primo letal da maria-preta, era um fabuloso toque de  maldade usado por Circe para transformar os homens de Ulisses em porcos.Também se acreditava que a planta intensificasse a clarividência e o poder de invocar espíritos. 




Omnia Tine Bealtaine (Pagan FolkLore DVD)


Filtro Dos Sonhos


O filtro dos sonhos, também conhecido como Dreamcatcher ou teia do sonho, são mandalas de cura de origem nativa norte-americana. O Tempo dos Sonhos é influenciado por boas e más energias. Então o filtro dos sonhos serve para afastar as energias ruins que se prendem a teia e se dissipam com os primeiros raios do sol. 

O aro do filtro é à roda da vida, e a teia que tecemos são nossos sonhos, não somente os sonhos que temos quando dormimos, mas também os sonhos de nossa alma, e o mundo de energia em movimento com o qual lidamos no nosso dia-a-dia. O centro da teia é o vazio, o Espírito Criador, o Grande Mistério. Enfim, as explicações são muitas, mas devemos sempre lembrar que estes "objetos" não são apenas objetos decorativos, eles são instrumentos de poder, são medicinais.
Existem, vários tipos de teia. Os Chippewa utilizam uma teia muito parecida com a da aranha, em espiral, sendo que a sustentação desta teia em espiral está em 8 fios que correspondem às oito direções sagradas. Já os cherokees, trabalham com um filtro mais simples, onde há apenas uma pedra, no centro da teia, e uma única pena pendendo sob ele, pois acreditam que o filtro não pode ser muito "carregado" de objetos e penduricalhos para não desvirtuar sua função. Há ainda tradições que trabalham com o filtro na posição horizontal. Mas, enfim, cada tradição tem seu modo de confeccionar seus objetos magicos. O interessante é que mesmo em várias tribos que não mantinham contato direto umas com as outras, vamos encontrar uma série de lendas a respeito disto.

Além de todo o aspecto de instrumento de poder, o filtro é uma terapia incrível, pois ao fixarmos nossa atenção nele estamos ativando e mexendo com nossas energias, alterando nossa consciência e também nos limpando, para assim, equilibrar-nos para nos lembrarmos de Sonhos e propósitos esquecidos. Enfim, instrumentos de poder mexem com nosso interior, com nossa energia, e são canalizadores. Mas lembremos também que nunca devemos nos tornar instrumentos dos instrumentos, escravos de instrumentos, ou seja, não é o objeto que vai resolver nossos problemas, ele apenas será veículo para nos por em contato com uma energia ancestral e com nosso interior. Também não nos livraremos de pesadelos, pois eles fazem parte do nosso aprendizado. O que o filtro basicamente faz é filtrar energias intrusas que podem interferir em nosso processo natural e pessoal do Sonhar e viajar pelo Tempo do Sonho, que é de onde vem grande parte do conheci
mento de cada um de nós.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Cigana ou Bruxa?


O povo cigano é guardião da liberdade. Seu grande lema é: “O Céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião.”

Podemos dizer o mesmo sobre as bruxas, são mulheres ligadas á natureza, amam a liberdade e sabem direcionar as energias naturais ao seu favor.
São um povo essencialmente nômade e livre dos condicionamentos das pessoas “normais”.
Assim também são as bruxas, livres das imposições da sociedade.
Para os ciganos tudo na vida é MAKTUB (está escritos nas estrelas), por isso são observadores das estrelas e adoradores dos astros e da Lua, que, assim como as bruxas, têm grande devoção.
Ambos observam e estudam a natureza, desenvolvendo assim grande potencial mágico.
Ambos são místicos, acreditam na sua intuição, em ler a sorte através de oráculos (sendo o mais comum entre os ciganos, o baralho), em vida após a morte, em reencarnação, em magias e encantamentos.
Seu coração bate no compasso da mãe Terra, vivem cada momento plenamente, dançam, cantam, choram, riem, amam… levam alegria e sabedoria por onde passam e por onde passam também deixam sua marca.
Assim são os ciganos, assim são as bruxas…
☼Kamila☼