sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Fé Antiga


No principio era o CAOS, e do CAOS  fez-se a ORDEM. Com a ORDEM surgiu a VIDA em todas as suas FORMAS mais variadas. O ponto MAXIMO da vida foi a HUMANIDADE. Os seres humanos PENSANDO, SENTINDO e EVOLUINDO, rodeados pelas formas pouco compreendidas da NATUREZA, criavam uma PRECE para cada CAPRICHO seu.

Os PRIMEIROS seres humanos buscavam um SIGNIFICADO para cada coisa que se RELACIONASSE     a ELES e ao seu AMBIENTE. A principio indistintamente, mas CRESCENDO na certeza e na compreensão. entenderam que estavam UNIDOS e em harmonia com as forças da NATUREZA. que lhes pareciam hostis. 
À medida que a HUMANIDADE evoluiu da vida NÔMADE de caçadora, para a vida sedentária voltada para a agricultura as pessoas ficaram ainda mais DEPENDENTES das forças da natureza, personificadas como ESPÍRITOS BENEVOLENTES. 
Contudo, com o estilo de VIDA mais sedentário devido a ligação com a TERRA e o crescimento dos grãos, as pessoas descobriram-se ainda mais à mercê dos ELEMENTOS. A  natureza sob a FORMA das ESTAÇÕES, tinha que ser compreendidas, e os ESPÍRITOS das estações, aplacados. A própria EXISTÊNCIA dependia da benevolência da natureza.
Aos poucos começaram a ver nas estações IMAGENS da vida humana. Assim como CRESCIA a SEMENTE do homen PLANTADA na MULHER, da mesma forma a semente plantada da TERRA, brotava, amadurecia e ficava PRONTA para ser COLHIDA. No período de um ANO, do plantio à colheita, os seres humanos podiam VER a própria VIDA REFLETIDA.
NASCIMENTO, JUVENTUDE, MATURIDADE, VELHICE E MORTE,  e finalmente o RENASCIMENTO por meio do plantio de uma semente como ELES havia SIDO uma vez CRIANÇAS e se tornaram GENITORES da próxima GERAÇÃO.
No caso da FÊMEA havia um MISTÉRIO: era quem trazia o FUTURO. Era a CRIANÇA, a VIRGEM,  e às vezes, a MÃE ESTÉRIL que guardava os mistérios da TRIBO. Como CONDUTORAS e LIBERTADORAS de vidas pela CONCEPÇÃO. as pessoas começaram a julgar a NATUREZA e a TERRA como FEMININAS, a DEUSA MÃE.. Voltando seus OLHOS para o CÉU, observavam  o CICLO feminino espelhado nas FASES da LUA. O CRESCER e o MINGUAR da Lua eram como CRESCIMENTO e o ENFRAQUECIMENTO do ciclo feminino de FERTILIDADE. 
Também podia ser ENCONTRADO nas fases da lua o ciclo da vida humana em geral. Havia a Lua CRESCENTE, simbolizando o NASCIMENTO e a JUVENTUD
E, a CHEIA era o simbolo da MATURIDADE e da força, a MINGUANTE  a época da VELHICE e do enfraquecimento, e finalmente quando a lua ficava ESCURA,  ninguém sabia onde ela se ESCONDIA, embora após a escuridão houvesse  o RENASCIMENTO na forma da lua NOVA.



Trecho do livro: FEITIÇARIA RENOVADA por: EVAN JOHN JONES e DOREEN VALINETE

)0(camila)0(