quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lugares Mágicos: Portal de Ishtar


O Portal de Ishtar se localiza no atual Iraque e foi uma das principais entradas  do império  erguido na região  chamada de Crescente Fértil, que se estendia do Egito até o Golfo Pérsico.
O monumento tem 15 metros de altura, e é feito de ladrilhos azuis e decorado com gigantescas figuras de bronze., especialmente Touros Sagrados e Dragões, tanto nas proximidades da porta , como nas paredes internas.
Os restauradores que a partir de 1920 ocuparam-se da recuperação do monumento,  enfrentaram grandes dificuldades para reproduzir  a técnica original usada pelos babilônicos.
Os Touros eram símbolos utilizados com frequência pelos povos da antiga babilônia, pois representavam o poder supremo.
A homenagem á Deusa  esta relacionada divindade mais cultuada pelos povos mesopotâmicos, como os sumérios e acádios: A Deusa Ishtar. Jovem, bela e impulsiva, ela era considerada a soberana do amor e da guerra. Ou ainda, a Deusa da chuva e do trovão.
Como Diz o trecho de um Hino em sua homenagem.

“Rainha das determinações divinas, luz radiante,
mulher doadora de vida,
 amada do céu e da terra, a suprema.”

terça-feira, 21 de agosto de 2012

domingo, 19 de agosto de 2012

Bruxas Famosas Part.2

Feiticeira Branca – As Crônicas de Narnia 



Desde sua chegada à Nárnia, Jadis reconheceu Aslan como seu opositor. Jadis tem uma magia formidável, porém, Aslam era repletamente poderoso, e desde que Jadis o viu pela primeira vez, teve um sentimento de medo.
Em O leão a Feiticeira e Guarda roupa Jadis aparece usurpando o trono de Nárnia. Ela assume o trono justificando ter o direito por supostamente ser uma filha de Eva e de gigantes do norte. Também dizia ser governante serva do Imperador Além-Mar, o que em parte era verdade por obedecer à Magia Profunda de Nárnia.
Em Principe Caspian Jadis volta a aparecer invocada por Nikabrik, um Lobisomen e uma Bruxa para tentar ajudar Caspian a ganhar a batalha contra Miraz. Mas seus planos falham quando Pedro, Edmundo , Lúcia e Trupkin aparecem para ajudar Caspian. Enquanto tentava hipnotizar Pedro, a Feiticeira é destruida por 
Edmundo.


Marique – Conan – O Bárbaro


Marique é filha de Khalar Zym, inimigo de Conan, e também uma bruxa muito má e poderosa.
Na trama,  a  mãe de Marique foi presa, perseguida e morta por praticar magia negra. Desde então, tanto Marique quanto seu pai se tornam determinados a ressuscitar a mulher, e para restaurar a sua unidade como uma família. No entanto, após inúmeras batalhas entre Conan e Marique, a jovem bruxa finalmente encontrou seu fim com a derrota do bárbaro.

Malévola – Bela Adormecida



Ao completar 16 anos a e em um reino distante, a princesa Aurora sofre uma terrível maldição da Rainha Malévola ao espetar o dedo em espinho de rosa, que a faz cair em um sono profundo de 100 anos.
Mas as três fadas madrinhas - Flora, Fauna e Primavera - Descobrem uma forma de quebrar o feitiço: um beijo doce e verdadeiro de amor. Com Aurora adormecida, as fadas resolvem adormecer todo o reino. O príncipe Filipe, que é apaixonado por Aurora, munido de um escudo da virtude e a espada da verdade, combate e derrota Malévola e finalmente quebra o feitiço da princesa Aurora com um beijo de amor verdadeiro.



Úrsula – A pequena Sereia 



A pequena Ariel se apaixona pelo príncipe Eric, faz um trato com a Bruxa do Mar Úrsula, para que esta a transforme em Humana durante três dias, em troca a pequena Ariel lhe oferece sua linda voz, que Úrsula coloca em uma concha. Dentro desses três dias Ariel deve receber o beijo do verdadeiro amor, caso contrario ela voltara a ser uma sereia e pertencerá a Úrsula para sempre.
Mas é claro que a Bruxa da um jeito de se sair bem nessa enganando Ariel e se disfarça para assim se casar com Príncipe Eric e impedir que a pequena sereia recebe o tão esperado beijo, mas o disfarça não dura muito tempo. Úrsula é logo descoberta e seu casamento é impedido pelo pai de Ariel e outro animais.  No meio do caos a concha que continha a voz de Ariel se quebra e o Príncipe Eric corre para Beijá-la, mas antes que ele a alcance, a pequena Ariel se transforma outra vez em Sereia, assim como Úrsula.