domingo, 17 de junho de 2012

Paganismo e Ecologia


A Consciência Ecológica

 Sendo o paganismo uma religião da natureza, não é de espantar o interesse pelas questões ambientais. Seja este interesse manifestado de forma pública, através da colaboração com movimentos ecologistas e da participação em manifestações de defesa das espécies ou do meio ambiente, ou em privado, tomando forma de ritual mágico. Nós pagãos sabemos que quanto mais estivermos sintonizados com o ambiente em que vivemos e trabalhamos, mais significativa se tornará a nossa religião, mais efetivo será o nosso trabalho psíquico, e maior será nossa contribuição para o bem-estar e saúde da Terra.
Este envolvimento com a natureza ultrapassa os problemas ecológicos, elevando o assunto para o nível em que a preservação da natureza não se trate apenas de um interesse material na vida humana, mas também uma dimensão sagrada, podendo sacrificar alguns interesses e benefícios humanos para obter resultados.
Diversas pessoas dizem que chegaram ao paganismo através do seu interesse por questões ecológicas ou através do seu envolvimento com a natureza e dia-a-dia. O Paganismo interpreta com maior profundidade estas questões ecológicas, uma vez que consideramos a natureza e qualquer dos seus elementos, tão sagrados quanto os Deuses
O respeito pela natureza é um valor fundamental no Paganismo. Esta visão distancia-se de uma visão bíblica, na qual, ordenando Deus ao Homem que domine toda a terra e todas as criaturas viventes, podendo assim justificar indiretamente a depredação que esse mesmo Homem tem feito dos recursos naturais.
Os Pagãos, no entanto tem uma visão mais apaixonada e irreal dos problemas do ambiente. São cidadãos urbanos ou rurais, completamente conscientes dos problemas que assolam o mundo de hoje, que têm pela vida e pela humanidade um apreço tão grande como pelo restante da natureza.

☼Kamila☼

Nenhum comentário:

Postar um comentário