segunda-feira, 11 de junho de 2012

Um pouquinho dos Deuses...


Cernunnos
Com toda a certeza Cernunnos é a divindade mais antiga de seu panteão, há inclusive sinais de que ele seja anterior às invasões Celtas. Mas independente de sua origem, o Deus de Chifres tem um papel importante não apenas por se tratar do Senhor dos Animais, mas também da fertilidade e abundancia.
A primeira representação conhecida está presente em uma rocha datada do século IV a.c. encontrada ao norte da Itália, e ele já aparece dotado dos dois chifres e com os torques, um em cada braço. O torque é uma espécie de colar torcido com suas extremidades em forma de argola – é um objeto que simboliza poder e realeza, usado somente pelos grandes chefes ou pelos guerreiros que mais se destacassem.
Ao lado de Cernunnos, há também a imagem de uma serpente, que simboliza fertilidade, renascimento e sabedoria, que claro, mais tarde foi satanizado. Mas frequentemente Cernunnos é representado acompanhado de animais como cervos e touros que se alimentam de um grande saco com grãos que tem em seu poder, ou então de serpentes que se alimentam dos frutos oferecidos entre suas pernas.
Assim como a Vênus de Willendorf, pouco de sabe sobre Cernunnos, o que o torna ainda mais incrível e fascinante. Todo o mistério sobre sua origem ou qualquer outro detalhe que possa descreve-lo é o que deixa tudo mais intrigante e cheio de poder.

☼Kamila☼

Nenhum comentário:

Postar um comentário