terça-feira, 7 de agosto de 2012

Um Pouquinho dos Deuses : Hécate


Hécate e a Deusa de inúmeros características e também a menos compreendida entre os seguidoras da Arte e outros. E contrariando o que muitos pensam, ela não reina apenas sobrea bruxaria e a morte, mas também sobre o nascimento, o renascimento e a renovação.
Ela era evocada pelos gregos para protege-los dos perigos e das maldições.
Para alguns historiadores ela era apenas um das Fúrias  que ganhou proeminência com o tempo.
Hekat, uma antiga palavra egipcia que significa "Todo o poder", e que pode ser a origem do nome Hécate, que entre os romanos era chamada de Trívia, em virtude de sua conexão com as encruzilhadas.
Outra possibilidade para o significado de seu nome esta nas relações das frases: "Ela que trabalha seu desejo" e o mais comum seria "Aquela que é distante' ou "A mais brilhante"!
Hécate foi adotada pela mitologia Olímpica após os Titãs serem derrotados, e seu culto perdurou entre os gregos até tempos tardios. Era considerada tão importante que os gregos acreditavam que o próprio Zeus lhe rendia culto e oferendas e teria-lhe concedido o direito de compartilhar com Ele o poder de conceder ou reter os desejos dos humanos e os domínios da Terra, céus e mares.
Infelizmente existiram pouquíssimos Templos dedicados a Hécate e os poucos que foram encontrados são de escassa informação ou não totalmente documentados. Muitos dos Santuários dedicados a Ela eram pequenos e não tinham grandes ou preciosos materiais.
Existem estátuas que a representam, mas são quase todas copias romanas e é difícil saber se são realmente fiéis as originais.
É a padroeira das Bruxas e em alguns lugares, cultuada por grupos exclusivos de mulheres sob a luz da Lua.
Hécate também oferece proteção contra o mal aqueles que lhe são fiéis, especificamente contra espíritos malignos e maldições.
Mas infelizmente hoje em dia, muitos daqueles que se dizem devotos dessa Grande Deusa, não passam de falsos adoradores que apenas se preocupam com a imagem. Dizem adora-la apenas por seu aspecto sombrio colocando crânios em seus altares e fazendo rituais em sua homenagem, quando nem ao menos sabem ou se quer sentiram em seu corações quem é ela de verdade.  Não somos nós que a evocamos para fazer parte de nossas vidas, é ela que escolhe quem deverá segui-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário