quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Artigo DOP- 1º Dia Do Orgulho Pagão/Botucatu Sp


                        1º Dia do Orgulho Pagão em Botucatu – SP.

                        por Camila Dias.

O 1º Dia do Orgulho Pagão em Botucatu foi promovido através de uma iniciativa do Coven Mistério dos Deuses, que já organiza outros eventos (Esp®, Dança Circular, Rituais Públicos...) que envolvem a cultura pagã em Botucatu. Depois de analisarmos como o evento era realizado em vários locais do Brasil e do mundo. Resolvemos colocar a mão na massa e realiza-lo aqui na província também. O evento visa a reunião de adeptos do paganismo, e também de curiosos, em um dia de festa, de celebração a vida, e a liberdade de ser plural. Comemoramos também o crescimento do povo pagão, que só é possível através dessa luta do movimento neopagão, que cresce a cada dia mais.
Também vimos nesse evento a oportunidade de mais uma vez desmistificar as brumas que vivem em volta dos pagãos, dando conhecimento, é a melhor forma de fazer cair a descriminação e também o pré-conceito, as pessoas temem aquilo que não conhecem, ou seja quanto mais conhecerem o que é a cultura pagã, menos chances temos de sofrer agressões devido a descriminação e pré conceito religioso.

Fizemos um bom trabalho de divulgação, porém em cima da hora tivemos um sério problema com o local do evento, que era uma antiga fazenda de café. A Fazenda é bem grande, porém o espaço que gostaríamos de utilizar, por ter uma infra-estrutura melhor para um evento que ocorreria durante todo o dia, (sanitários, tomadas, mesas e bancos...) é próximo a um terreiro de café, bem antigo mesmo, que havia sido recentemente tombado como patrimônio histórico, e como está com o solo rachado não poderia haver ali aglomeração de pessoas devido as eventuais reformas agora só poderem ser executadas por restauradores. Nos 45 do segundo tempo, mudamos o local do Evento para um Espaço Terapêutico chamado Bodhi Gaia, os proprietários foram maravilhosos, nos acolheram como uma família, e o evento ocorreu da mesma forma que estava previsto, sem custo nenhum, público e gratuito!!!
Na acolhida nossas “recepcionistas” faziam o check in de cada pessoa que chegava, todos foram recepcionados com brochinho de fita roxa (que simboliza o orgulho das minorias), assinavam o livro de presença e recebia um gracioso crachá.


O evento teve início às 9h30, contando com a presença de 40 pessoas. Pedimos ao participantes para que colaborassem com duas caixinhas de leite longa vida, que doamos ao Asilo Padre Euclides, foram arrecadados 52 litros de leite.

 O evento começou com um maravilhoso café da Manhã, com frutas, pães, geléias, patês, chocolate quente, café, leite e sucos, que nós organizadores oferecemos com muito carinho aos participantes!


Para iniciar as atividades tivemos uma aula de Hatha Yoga, com o professor Carlos Rocha, que nos proporcionou uma hora de concentração e de ássanas dessa arte milenar.
Em seguida a aula de Hatha Yoga, tivemos também uma linda roda muito alegre e sorridente de  dança circular que sacudiu e balançou a  todos os presentes.
A programação seguiu com a Vivência Xamãnica sobre animal totem com o Bruxo Hazel, onde rolou a palestra sobre o tema, e também a jornada de meditação de conexão e/ou tentativa de descoberta de seu animal de poder, foi bem interessante o pessoal gostou bastante e vários conseguiram descobrir e também se conectar ao animal.
Depois da vivência, chegou a hora da pausa para o almoço, que também foi oferecido pela organização, contamos com um apoio externo maravilhoso de nossas mães que cozinharam o papa para todos com muito amor e carinho, e nós só fomos buscar, o rango chegou quentinho! Teve arroz, strogonoff de frango, salada de maionese, salada verde com alface, tomate, cebola e pepino japonês, e também suco, estava tudo uma delícia!

 Após a pausa para o almoço, teve a Apresentação da Deusa Tríplice, executada pelo Círculo de Mulheres Filhas de Afrodite, turma 1 Pérolas de Afrodite, uma linda e emocionante apresentação sobre as três faces da Deusa, a Donzela, a Mãe e a Anciã, ao final da apresentação todos foram convidados a dançar na roda com as pérolas e a celebrar a Deusa, com  muita alegria! E muitos e muitos sorrisos!

Durante todo o dia em cada espacinho que sobrava fizemos diversas danças circulares, o que é realmente muito gostoso, pois até mesmo quem não leva jeito para a dança, dança e se movimenta lindamente, a dança circular é uma linda forma de meditar, de aprender com os erros, de observar, de aprender, de errar, seguir o fluxo. E o que mais gosto de dizer sobre as danças em roda é o fato de que SEMPRE há uma mão ali ao lado para te sustentar e te ajudar a seguir a diante.

 Seguimos a programação com a Palestra sobre Astrologia, ministrada pela Bruxa Liz, a palestra foi descontraída, movida a gargalhadas devidos as citações de cada signo, rolaram muitos questionamentos sobre ascendentes, signo lunar e etc... Uma das participantes foi premiada com o seu mapa astral, foi uma palestra bem elucidativa, uma bate papo gostoso, onde todos ficaram a vontade para fazer seus questionamentos.

Chegou então a hora de confeccionar um artesanato pagão,
com a fada Melisse confeccionamos um filtro dos sonhos, cada um pode escolher a cor que gostaria de fazer o seu, e rolou muita cooperação, e ajuda mútua. Todos se ajudaram a tecer a teia do filtro e a fazer a finalização com as penas e contas.

Seguindo tarde a dentro todos foram convidados a participar de uma linda roda de tambor, a roda foi focalizada pelo bruxo Alban Cernnus, foi muito empolgante, desestressante, e profunda. Teve um meditação ao som do tambor,  exercício de controle dos sentimentos ruins, e o melhor todos contribuíram ao som de chocalhos, tambores, flauta, meia a lua e pau de chuva.

Durante o dia fizemos diversos sorteios de brindes, para os participantes que contribuíram com as caixinhas de leite, sorteamos chaveirinhos e  também algumas Deusas confeccionadas em feltro pela fada Melisse. Muitos ganharam mimos e ficaram felizes!



E para finalizar dançamos e cantamos para celebrar a chegada da primavera, distribuímos guirlandas de flores para as meninas e guirlandas de hera para os meninos, foi um momento mágico de muito amor, felicidade e celebração!

Foi um lindo dia, regado a conhecimento, felicidade, risos soltos, celebração, união, cooperação, ensinamentos e  muito muito amor ao sagrado! Chegamos a conclusão que o Dia passou depressa demais! E que com certeza fomos para outro lugar mesmo estando no centro da cidade parecia que tinhamos sido levados a um outro mundo, onde havia respeito entre as pessoas ali presentes, onde havia carinho, onde havia liberdade!!!






terça-feira, 9 de outubro de 2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Oração Cheroke


Eu caminho para dentro e para fora de muitos mundos. 

Em minha mente, há muitas moradas. 

Cada uma destas, criamos nós mesmos: a morada da raiva, a morada do desespero, morada da autopiedade, morada da indiferença, morada do negativo, morada do positivo, morada da esperança, morada da alegria, morada da paz, morada do entusiasmo, morada da cooperação, morada da doação. 

Cada uma dessas moradas visitamos todos os dias. 

Podemos permanecer em cada uma delas o tempo que quisermos. 

Podemos abandonar cada uma dessas moradas mentais no momento que desejarmos. 

Nós criamos a casa, nós ficamos na casa, nós saímos da casa quando bem quisermos. 

Podemos criar novos aposentos, novas casas. 

Quando entramos nestas moradas elas tornam-se nosso mundo até que a deixemos por outra.

Grande Espírito, ninguém pode determinar a morada que devo escolher entrar. 

Ninguém tem o poder para isso, a não ser eu mesmo. 

Permita-me que hoje eu escolha sabiamente.